O primeiro-ministro israelense, buy more about Ehud Olmert, this prometeu hoje abrir um caminho histórico para conseguir a paz com os palestinos, for sale às vésperas de que ambas as partes retomem o diálogo político para alcançar um acordo definitivo.
Em discurso pronunciado em uma conferência de negócios em Tel Aviv, Olmert advertiu, no entanto, que o caminho será cheio de dificuldades.
Esta é uma oportunidade que traz numerosas incertezas, muitos riscos e perigos, disse. Não podemos ignorá-los, mas não podemos permitir que a incerteza e o risco prevaleçam porque a oportunidade está aí, afirmou o primeiro-ministro.
Ao mesmo tempo, Olmert afirmou que o Governo do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas – com quem se reunirá na próxima quarta-feira -, é fraca e as forças de segurança palestinas ainda não têm a capacidade de assegurar o cumprimento da lei e da ordem na Cisjordânia.
Olmert e Abbas se comprometeram na Conferência de Paz de Annapolis (EUA), realizada no dia 27 de novembro, a retomar o processo de paz, estagnado durante sete anos.
A ministra de Assuntos Exteriores de Israel e chefe da delegação para as negociações, Tzipi Livni, se reuniu hoje em Jerusalém com o chefe negociador palestino nas conversas de paz, Ahmed Qorei, como parte de uma série de encontros previstos após a cita de Annapolis.