O primeiro-ministro israelense, approved Ehud Olmert, inicia hoje uma visita a Paris e Londres, onde analisará com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e seu colega britânico, Gordon Brown, a possibilidade de impor novas sanções ao Irã.
Após o encontro esta semana em Moscou com o presidente russo, Vladimir Putin, com quem abordou a política nuclear iraniana, Olmert tentará obter o apoio dos dirigentes francês e britânico para forçar novas sanções contra Teerã no Conselho de Segurança da ONU.
Olmert também agendou encontros com o primeiro-ministro francês, François Fillon, e com o titular de Assuntos Exteriores, Bernard Koucher, além de reunir-se com representantes da comunidade judaica em Paris.
Na terça-feira, deve reunir-se com Brown em Londres, disse à Efe a porta-voz do Escritório de Olmert Miri Eisin.
Em sua visita de três dias às capitais européias, Olmert também apresentará a posição de Israel sobre as atuais negociações com os palestinos com vistas à conferência internacional de Annapolis (no Estado americano de Maryland), organizada pelos Estados Unidos e prevista para novembro.
A política nuclear iraniana se transformou em uma questão de muita inquietação para Israel nos últimos meses, pois o presidente Mahmoud Ahmadinejad reiterou em diversas ocasiões que o Estado judeu “deve ser riscado do mapa”.
A questão cobrou especial interesse para o Governo de Olmert, pois os cinco membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas devem estudar se reforçam as sanções contra a República Islâmica, que rejeitou suspender suas atividades de enriquecimento de urânio.
Olmert deve apresentar a Sarkozy e Brown informações dos serviços de inteligência sobre as intenções de Teerã e exporá sua preocupação de que Israel chegue a “um ponto sem retorno”.
A ministra de Assuntos Exteriores de Israel, Tzipi Livni, substituirá Olmert à frente do Executivo até seu retorno ao Estado judeu, na próxima quarta-feira.