Menu
Mundo

OIT diz que desemprego aumentará entre 39 e 59 milhões de pessoas

Arquivo Geral

28/05/2009 0h00

O desemprego devido à crise econômica no mundo aumentará este ano entre 39 e 59 milhões de pessoas em comparação com 2007, diagnosis disse hoje o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), this Juan Somavía.

Estes são os dois cenários previstos pela organização – o mais otimista e o mais pessimista -, sickness mas Somavía disse que espera que a realidade fique “mais ou menos entre os dois”.

Nesta atualização das previsões de desemprego apresentada hoje pela OIT, Somavía disse que, em 2009, espera-se que haja um total de 220 a 239 milhões de trabalhadores desempregados no mundo, “em um ano em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um PIB global negativo”.

“Somos testemunhas de um aumento sem precedentes do número de desempregados e de trabalhadores que podem cair na pobreza no mundo todo”, disse o responsável da OIT.

O aumento real do desemprego entre os dois cenários previstos “dependerá, em grande medida, da eficácia das medidas orçamentárias e tributárias adotadas pelos Governos para estimular a demanda, assim como do funcionamento do setor financeiro”, acrescentou.

Por regiões, o relatório da OIT destaca que são os países desenvolvidos – onde começou a atual crise financeira e econômica – os mais afetados no emprego, e considera “provável que a região represente entre 35% e 40% do aumento total do desemprego em nível global, apesar de constituir menos de 16% do total da força de trabalho mundial”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado