Menu
Mundo

Ofensivas do Exército matam 17 insurgentes no Paquistão

Arquivo Geral

08/10/2009 0h00

Pelo menos 17 supostos insurgentes morreram hoje em combates com o Exército paquistanês registrados em vários pontos do Vale de Swat, informou o comando militar.

As forças de segurança lançaram diversas operações de rastreamento, nas quais também detiveram 13 fundamentalistas, enquanto outros sete se entregaram às autoridades, segundo um comunicado.

O Exército iniciou no final de abril uma operação em grande escala em Swat e em outros distritos vizinhos onde a insurgência talibã tinha assumido com o controle de amplas zonas.

Até o momento, mais de 1,7 mil fundamentalistas e cerca de 200 soldados morreram nesta operação, segundo cálculos militares que não têm comprovação independente.

O comando militar deu por concluída a maior parte da ofensiva em julho, momento em que o Governo paquistanês iniciou o processo de retorno das centenas de milhares de civis deslocados pelo conflito.

O Exército estuda há meses lançar outra grande operação na conflituosa região tribal do Waziristão do Sul, o principal reduto da insurgência talibã no Paquistão, e a imprensa especulou nos últimos dias que esta eventual ofensiva pode abranger também a vizinha Waziristão do Norte.

Hoje mesmo, cinco soldados ficaram feridos em ataques registrados nestas demarcações fronteiriças com o Afeganistão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado