Menu
Mundo

OEA rejeita decisão da Suprema Corte que validou vitória de Maduro

Em comunicado, a Secretaria-Geral da entidade diz que “rejeita categoricamente” a decisão da Câmara Eleitoral da Corte

Redação Jornal de Brasília

23/08/2024 14h28

venezuela election government maduro

Foto: Pedro Rances Mattey / AFP

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

A OEA (Organização dos Estados Americanos) rejeitou, nesta sexta-feira (23), decisão do TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) da Venezuela que validou vitória de Nicolás Maduro.

Em comunicado, a Secretaria-Geral da entidade diz que “rejeita categoricamente” a decisão da Câmara Eleitoral da Corte. “Esta Secretaria-Geral reitera que o CNE [Conselho Nacional Eleitoral] proclamou Maduro de forma precipitada, com base num boletim parcial emitido oralmente, com números que apresentavam impossibilidades matemáticas e sem apresentar os resultados desagregados”.

A OEA fala em “opacidade” do TSJ. “Cujo comportamento tem sido caracterizado pela promoção de teorias da conspiração e pela emissão de anúncios e declarações sem qualquer suporte documental, evitando, a todo o momento, o escrutínio cidadão e a verificação imparcial”.

Na avaliação do órgão internacional, o ditador venezuelano “judicializou” o processo eleitoral. “Com vista a procurar um selo de ‘legitimidade’ de um tribunal tendencioso. Um presidente não legítimo procura ‘legitimidade’ nos poderes do Estado que dele dependem”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado