Menu
Mundo

OCDE: taxa de desemprego se mantém em 5% em março e segue em níveis historicamente baixos

Na comparação com fevereiro, o indicador ficou praticamente estável em 22 dos 32 países da OCDE, recuou em oito e avançou em dois.

Redação Jornal de Brasília

22/05/2026 8h14

Foto: OCDE/Divulgação

A taxa de desemprego na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) permaneceu em 5% em março, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, 22. Na comparação com fevereiro, o indicador ficou praticamente estável em 22 dos 32 países da OCDE, recuou em oito e avançou em dois.

Na Europa, as taxas de desemprego na União Europeia (6,0%) e na zona do euro (6,2%) também ficaram praticamente inalteradas em março ante fevereiro, com a taxa da zona do euro mantendo-se em patamar historicamente baixo. Entre os países da OCDE no bloco europeu, o desemprego ficou estável em 14, caiu em seis e subiu apenas na Grécia e na Suécia, movimento atribuído principalmente ao aumento do desemprego entre homens de 15 a 24 anos.

Já a taxa de desemprego juvenil da OCDE (15 a 24 anos) recuou 0,3 ponto porcentual (pp) em março, para 11,2%, mas seguiu bem acima – 7,0 pp – da taxa entre trabalhadores com 25 anos ou mais, que vem se mantendo praticamente estável desde março de 2022.

Fora da UE, o desemprego ficou estável em março em oito países da OCDE e diminuiu na Coreia do Sul e na Turquia. As estimativas para abril de 2026 indicam alta da taxa no Canadá, para 6,9%, enquanto, nos Estados Unidos, o indicador permaneceu inalterado em 4,3%.

Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado