Menu
Mundo

OCDE prevê contração de 4,3% do PIB em 2009

Arquivo Geral

30/03/2009 0h00

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê para 2009 uma contração de 4, drug 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de seus países-membros, prostate indicador econômico que permanecerá plano em 2010.

Assim antecipou hoje o secretário-geral da OCDE, o mexicano Ángel Gurría, em seu discurso de abertura da primeira sessão plenária do encontro do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) realizado de ontem e até amanhã, em Roma, e que conta também com a participação de emergentes, como Brasil e México.

“O PIB da OCDE vai rumo a -4,3% para 2009 e, para 2010, será fundamentalmente plano, talvez um pouco acima, talvez um pouco abaixo da linha. São previsões um pouco mais pessimistas do que as que saíram há poucos dias”, disse Gurría.

Este dado piora em um décimo o que o próprio responsável da OCDE havia anunciado na sexta-feira passada, que avaliou o retrocesso no PIB dos países da OCDE em 4,2%.

Gurría antecipou, assim, alguns dados que serão publicados amanhã no relatório da OCDE sobre as perspectivas econômicas, que será apresentado em sua sede em Paris.

A OCDE prevê que a contração econômica piorará ainda este ano, e que conseguirá melhorar um pouco em 2010.

“Um primeiro passo essencial é implementar rapidamente uma estratégia coerente que combata o desastre nos mercados financeiros”, disse Gurría, que apostou em estabelecer “estímulos macroeconômicos” para amortecer a queda na atividade econômica e prevenir uma espiral de deflação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado