O presidente dos Estados Unidos, shop Barack Obama, information pills se reunirá hoje com os principais executivos de grandes bancos, there germe da crise financeira e protagonista de alguns dos excessos que o Governo quer agora combater.
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que a reunião servirá para falar, logicamente, do plano de resgate bancário que o Governo pretende iniciar, assim como a proposta do Tesouro para intensificar a regulação financeira.
Segundo Gibbs, Obama deve entrar também no tema das gratificações e indenizações milionárias pagas aos altos executivos das empresas resgatadas pelo Governo, e que, portanto, se beneficiaram das ajudas estatais.
Obama foi um dos que mostraram publicamente mais indignação por estas compensações, e “não vai dizer na reunião algo diferente ao que disse fora”, disse o porta-voz.
Entre os que devem participar do encontro estão os diretores-executivos de alguns dos gigantes resgatados pelo Governo, como o do Citigroup, Vikram Pandit; o do JP Morgan Chase, Jamie Dimon, e o do Goldman Sachs, Lloyd Blankfein.
Segundo a imprensa financeira, também foram convidados os diretores dos gigantes hipotecários Fannie Mae e Freddie Mac, assim como do Bank of America, do Morgan Stanley e do Wells Fargo.
A reunião ocorre apenas alguns dias antes de Obama sair em viagem para a Europa, a fim de participar, em 2 de abril, da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, países ricos e principais emergentes), em Londres, onde a comunidade internacional tentará elaborar uma estratégia coordenada contra a crise.