O presidente dos Estados Unidos, pilule Barack Obama, medicine disse nesta segunda-feria que insistirá para que Israel aceite a ideia de um Estado palestino como uma forma de conseguir a paz no Oriente Médio.
Obama inicia amanhã uma viagem por essa região e a Europa que tem como objetivo uma maior aproximação com o mundo muçulmano, o que será destacado durante um discurso que pronunciará na quinta-feira no Cairo.
Em entrevista à “Rádio Pública Nacional” (NPR, na sigla em inglês), o presidente enfatizou a relação de aliado que os Estados Unidos mantêm com Israel.
No entanto, assinalou que insistirá em sua reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre a aceitação de um Estado palestino.
“Parte de ser um bom amigo é ser honesto. Acho que em alguns momentos não fomos honestos como devíamos sobre o fato de que a situação atual na região é profundamente negativa, não só para os interesses israelenses, mas também para os dos EUA”, disse.
Acrescentou que a situação atual é insustentável para a segurança israelense e prometeu deixar claro durante sua viagem que os Estados Unidos cumprirão sua promessa de paz na região.