O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reivindicou nesta sexta-feira às autoridades tunisianas respeito aos direitos humanos e a realização de eleições livres “a curto prazo” que reflitam “a verdadeira vontade e as aspirações” do povo.
Em comunicado, Obama lançou uma chamada “a todas as partes envolvidas” a manter a calma e evitar a violência e assegurou que “condena e deplora o uso da violência contra cidadãos que expressam sua opinião de maneira pacífica na Tunísia”.
Ele afirmou que os EUA “se unem a toda a comunidade internacional como testemunha desta luta valente e decidida a favor dos direitos humanos”.
“Chamo o Governo tunisiano a respeitar os direitos humanos e a realizar eleições livres e imparciais a curto prazo que reflitam a verdadeira vontade e as aspirações do povo tunisiano”, declarou o presidente americano.
Obama destacou que “os países que respeitam os direitos universais são mais fortes e têm mais sucesso”.
“Não tenho a menor dúvida de que o futuro da Tunísia será mais brilhante se for guiado pelas vozes do povo tunisiano”, declarou o presidente americano.
Além disso, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon, condenou os distúrbios violentos registrados há semanas na Tunísia e pediu às autoridades desse país que respeitem os direitos humanos e empreendam reformas políticas “muito necessárias”.