O presidente dos Estados Unidos, purchase Barack Obama, enviou uma carta ao chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, sugerindo a paralisação do projeto americano de escudo de mísseis no leste da Europa em troca da colaboração de Moscou nas negociações sobre o programa nuclear iraniano.
Segundo o jornal “Washington Post”, a carta enviada em fevereiro abrange uma série de assuntos, de acordo com as fontes oficiais citadas pelo diário, que pediram anonimato.
O jornal “The New York Times” explica que a carta diz que os EUA não considerariam necessário o sistema de mísseis – anunciado pelo Governo George W. Bush com veemente oposição russa – caso o Irã paralisasse seus esforços para construir mísseis balísticos com ogivas nucleares.
A carta, que segundo o jornal nova-iorquino foi entregue em mãos por emissários americanos há três semanas, pretende oferecer incentivos a Moscou em troca da colaboração com os esforços americanos frente a Teerã.
O “The New York Times” diz que a proposta não recebeu resposta de Moscou e afirma que o ministro de Assuntos Exteriores russo, Serguei Lavrov, se encontrará na próxima sexta-feira em Genebra com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
Os presidentes de EUA e Rússia estarão na Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), em 2 de abril em Londres.