Menu
Mundo

Obama pede a líderes mundiais medidas <i>valentes</i> contra crise

Arquivo Geral

24/03/2009 0h00

O presidente dos Estados Unidos, there Barack Obama, pediu à comunidade internacional que adote na Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), em Londres, medidas “valentes” para combater a crise econômica e financeira internacional.

Em artigo assinado e publicado hoje no diário alemão “Die Welt”, Obama pede que em Londres sejam aprovadas “medidas rápidas” para estimular a economia, e ressalta a necessidade de regular o setor financeiro para acabar com a “especulação desconsiderada” e evitar no futuro “riscos irresponsáveis”.

No texto, o presidente diz que os EUA estão dispostos a assumir “a liderança” e convida os parceiros de seu país a se juntarem dentro do “espírito da urgência e atendendo às mesmas intenções”.

Obama ressalta a necessidade de atuar de forma conjunta em um “tempo de problemas econômicos globais, que não podem ser solucionados com panos quentes ou com esforços solitários de uma nação”.

Por isso, diz que é responsabilidade dos líderes do G20 empreenderem “medidas valentes, amplas e coordenadas, que não só impulsionem a recuperação, mas suponham o começo de uma nova era do esforço econômico para impedir que uma crise como essa se repita”.

O presidente dos EUA defende uma ampla reforma dos mercados financeiros e sustenta que é preciso pôr fim à “especulação desconsiderada, aos créditos tóxicos e à falta de supervisão”.

As instituições financeiras internacionais requerem uma “supervisão severa”, novas regras e uma “transparência rigorosa”, escreve Obama, que também exige que se atue de forma dura contra os paraísos fiscais e a lavagem de dinheiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado