Menu
Mundo

Obama nomeia prêmio Nobel para Departamento de Energia

Arquivo Geral

15/12/2008 0h00

O presidente eleito dos Estados Unidos, web Barack Obama, recipe anunciou hoje, oficialmente, a designação do prêmio Nobel Steven Chu para chefiar o Departamento de Energia.

Em coletiva de imprensa em Chicago, a nona desde que venceu as eleições presidenciais de 4 de novembro, Obama apresentou alguns dos membros de sua futura equipe de Meio Ambiente, que incluirá também Lisa Jackson à frente da agência para proteção ambiental e Carol Browner, como representante especial para energia e mudança climática.

Na atualidade, Chu dirige o Laboratório Nacional na Universidade de Berkeley e é um grande partidário da redução de gases causadores do efeito estufa a partir do desenvolvimento de fontes alternativas de energia.

Por sua parte, Browner liderou a agência de proteção do meio ambiente (EPA) durante o mandato do presidente Bill Clinton (1993-2001) e é uma estreita colaboradora do ex-vice-presidente e prêmio Nobel da Paz Al Gore.

Lisa Jackson liderou a agência do meio ambiente do estado de Nova Jersey.

“O futuro de nossa economia e da segurança nacional está ligado de modo inabalável a um desafio: a energia”, assegurou Obama, ao anunciar as nomeações.

Segundo o líder, os funcionários que nomeou estão “dispostos a reformar o Governo e a ajudar a transformar” a economia americana, de modo que o povo seja mais próspero, o país esteja mais seguro e o planeta, mais protegido.

Atualizada às 21h05

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado