Pandith, uma muçulmana que emigrou quando criança aos EUA, será encarregada de “executar os esforços da Administração americana para o diálogo” com o mundo muçulmano, indica o Departamento de Estado em comunicado divulgado ontem à noite.
“Farah tem anos de experiência neste trabalho e terá um papel de destaque em nossos esforços para dialogar com os muçulmanos de todo o mundo”, explicou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
Até agora, Pandith era assessora para relações com os muçulmanos do subsecretário de Estado para Assuntos Europeus e Euro-asiáticos.
Também trabalhou no Conselho Nacional de Segurança como coordenadora das políticas dos Estados Unidos para os povos muçulmanos e na Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional em projetos de ajuda para o Iraque, Afeganistão e territórios palestinos.
Pandith, que cresceu em Massachusetts, declarou em várias ocasiões que considera sua experiência pessoal um exemplo de como os imigrantes muçulmanos podem se integrar totalmente na sociedade americana.