O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez hoje um minuto de silêncio na Casa Branca, às 8h46 local (9h46 de Brasília) em memória das vítimas do 11 de Setembro e coincidindo com o momento no qual o primeiro avião bateu contra o World Trade Center de Nova York, há oito anos.
O ato comemorativo ocorreu nos jardins da Casa Branca, em um dia que amanheceu chuvoso e cinza, ao contrário do dia claro marcado pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.
Obama esteve acompanhado de sua esposa Michelle, que estava vestida de luto.
Depois desta solene comemoração, o presidente – no primeiro ato do 11 de Setembro desde que chegou ao poder – irá ao Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA e que foi também alvo dos atentados daquele dia, onde se reunirá com os familiares das vítimas.
Neste lugar, onde caiu o último dos aviões, minutos antes das 10h daquele dia, morreram 184 pessoas, civis e militares.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve pronunciar um discurso no qual espera-se que peça aos americanos a participar de tarefas de voluntariado, como maneira de honrar a memória das quase 3 mil vítimas daqueles ataques contra as Torres Gêmeas em Nova York, o Pentágono em Washington e na Pensilvânia.