Antes de começar a reunião, Obama e Merkel participaram de uma breve cerimônia no castelo de Dresden, na qual o presidente americano assinou o “livro dourado de visitantes distintos” da cidade.
Após o encontro, que vai durar aproximadamente uma hora, os dois governantes devem oferecer uma entrevista coletiva.
O líder americano, acompanhado de Merkel, visitará esta tarde (local) o campo de concentração de Buchenwald, que seu tio-avô Charles Payne contribuiu para libertar na Segunda Guerra Mundial.
Obama concluirá sua breve estadia na Alemanha, de apenas 24 horas, com uma visita à base militar de Landsthul, onde visitará os soldados americanos e o hospital militar onde são atendidos os feridos procedentes do Iraque e Afeganistão.
O presidente americano chega à Alemanha procedente do Cairo, onde na quinta-feira pronunciou um discurso ao mundo muçulmano no qual ofereceu um “novo começo” baseado no respeito mútuo.
Durante seu encontro com Merkel, os dois governantes abordarão esse discurso e as recentes reuniões do presidente americano com líderes do Oriente Médio.
Obama, que começou sua atual viagem na Arábia Saudita, na quarta-feira, partirá ainda esta noite para a França, onde amanhã participará dos atos de comemoração do 65º aniversário do desembarque das tropas aliadas na Normandia.
O presidente americano deve se juntar em Paris neste fim de semana com sua esposa, Michelle, e suas filhas, Malia e Sasha, com as quais, segundo a Casa Branca, percorrerá a capital francesa no domingo antes de voltar para Washington.