O presidente dos Estados Unidos, dosage Barack Obama, cheap e o chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, assinaram hoje um acordo para conseguir um novo tratado sobre redução de armamento nuclear até o fim do ano.
Em comunicado, a Casa Branca indicou que o acordo de entendimento compromete os EUA e a Rússia a “reduzir suas ogivas nucleares estratégicas a um número de 1,5 mil e 1,675 mil, e seus vetores a um número de 500 a 1,1 mil”.
O atual tratado Start para a redução de armamento nuclear, assinado em 1991 e que expira em dezembro, estabelece o máximo de ogivas nucleares permitidas em 2,2 mil e o número de vetores em 1,6 mil.
O novo acordo, indica o comunicado, “incluirá medidas efetivas de verificação” e “melhorará a segurança tanto dos EUA quanto da Rússia”.
As equipes de negociação mantiveram diversas reuniões desde abril, quando Medvedev e Obama anunciaram sua intenção de conseguir o acordo de redução de armamento nuclear em reunião em Londres, e tentarão fechar o mais rápido possível o novo tratado para sua assinatura e ratificação.
Em abril, os dois presidentes tinham expressado sua vontade de que o tratado estivesse pronto em dezembro, quando expira o Start.
Os dois líderes assinaram também outros sete acordos, entre eles um pelo qual Rússia permitirá a passagem por seu território de mantimentos para as tropas americanas no Afeganistão.
Também decidiram trabalhar na cooperação contra a proliferação nuclear e na criação de uma comissão bilateral que será responsável por coordenar as medidas dos dois países em âmbitos como o combate ao terrorismo e ao narcotráfico, e a energia e o meio ambiente.