O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que outros candidatos poderiam ser “mais qualificados” do que ele para o Prêmio Nobel da Paz, que ele receberá hoje em cerimônia no auditório municipal de Oslo.
Em uma breve entrevista coletiva junto com o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, Obama se referir, assim, às críticas de muitos que consideram a concessão do prêmio prematura, já que o presidente americano está há apenas 11 meses no cargo.
“Não resta dúvida de que há outros candidatos que poderiam estar mais qualificados do que eu”, disse o presidente americano, acrescentando que seu objetivo não é “ganhar um concurso de popularidade”, mas promover os interesses de seu país.
Obama disse que a concessão do prêmio lhe serve de estímulo para continuar seu trabalho em assuntos que são importantes para os EUA e para tentar conseguir uma paz e segurança duradouras no mundo.
Se for bem-sucedido, ressaltou, todas as críticas que está recebendo agora pela concessão do prêmio serão caladas.
Neste sentido, citou entre suas prioridades a luta contra a proliferação nuclear e a mudança climática, e a estabilização do Afeganistão.
Obama, que na semana passada ordenou o envio de mais 30 mil soldados ao Afeganistão, ressaltou que “não há nada ambíguo” na data que fixada para começar a saída das tropas americanas desse país, em julho de 2011.
Nos últimos dias, funcionários de sua Administração tinham destacado que essa data representa apenas o começo de um processo de transição, não o momento em que as tropas dos EUA sairão maciçamente do país asiático.
O primeiro-ministro norueguês disse que a concessão do Nobel a Obama é “merecida e importante”.
“Não posso pensar em outra pessoa que tenha feito mais pela paz ao longo deste ano que se passou”, disse Stoltenberg.
A cerimônia de entrega do Nobel começará às 13h (10h de Brasília) no auditório municipal de Oslo.
A chegada do presidente a Oslo ocorreu em meio a fortes medidas de segurança, na operação de maiores dimensões já desenvolvida na Noruega e que teve custo de quase 92 milhões de coroas (US$ 16 milhões).
Cerca de 2,5 mil policiais estão mobilizados e foram colocadas barreiras ao longo das principais avenidas da cidade.