O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que as conversas de hoje entre o Irã e um grupo de potências representam um “bom começo”, embora Teerã precise tomar “medidas específicas” para demonstrar suas boas intenções.
Obama fez estas declarações na Sala Diplomática da Casa Branca, depois que os representantes do Irã e de EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China combinaram para este mês uma nova rodada de diálogo sobre o programa nuclear da República Islâmica.
Entre as medidas que disse esperar, Obama citou “transparência” e a liberação da entrada de inspetores internacionais na usina nuclear revelada na semana passada.
Se o Irã optar cumprir seus compromissos internacionais, terá um “caminho aberto” para melhores relações com os EUA; mas, se adotar táticas dilatórias, terá que encarar as consequências, destacou Obama.
As conversas de hoje, declarou, representam “um começo construtivo, mas resta muito trabalho pela frente” e a bola está nos pés do Irã, que precisa provar sua boa-fé.
“Nós cumpriremos nossa parte, mas nossa paciência tem limite”, acrescentou o presidente americano.
Nas conversas de hoje em Genebra, as partes acertaram uma inspeção na nova usina nuclear iraniana para daqui a duas semanas.
Conforme combinado com Saeed Jalili, o representante iraniano nas negociações, uma segunda reunião acontecerá “antes do fim de outubro”, também em Genebra.