“Quero alguém que tenha capacidade intelectual, mas também empatia e tenha um sentido prático de como o mundo funciona”, declarou Obama, que passa este final de semana na casa de campo oficial americana, em Camp David.
O presidente pode fazer a nomeação já nesta terça-feira. A próxima segunda-feira, a última de maio, é feriado nos EUA por ocasião do Memorial Day, dia em que o país lembra os que morreram em serviço militar.
Obama disse não se sentir pressionado pela necessidade de escolher um juiz para a Corte Suprema e assegurou que anunciará “em breve” o substituto do magistrado David Souter, que se aposentará em junho.
A seleção dos membros do Supremo, que ocupam o posto de forma vitalícia, sempre gera expectativa, já que este organismo tem competência para decidir sobre assuntos como pena de morte e aborto.
Entre os possíveis candidatos estão a procuradora-geral Elena Kagan e as juízas Kim McLane Wardlaw, Sandra Lea Lynch, Diane Pamela Wood e Sonia Sotomayor, sendo que esta última tem a seu favor o fato de ter origem hispânica, já que seria a primeira pessoa deste grupo da população a ocupar uma posição na Corte.