O presidente dos Estados Unidos, order Barack Obama, qualificou de “ameaça à paz e à segurança internacionais” o novo teste nuclear, seguido da prova com um míssil, efetuado hoje pela Coreia do Norte.
Em comunicado, o presidente americano argumentou que “o perigo que as atividades ameaçantes da Coreia do Norte representam merecem uma ação (de resposta) por parte da comunidade internacional”.
Obama sustentou que o desafio ao Conselho de Segurança da ONU significa que a Coreia do Norte está enfrentando direta e temerariamente a comunidade internacional.
Acrescentou que o comportamento da Coreia do Norte aumenta as tensões e solapa a estabilidade no nordeste da Ásia e que “tais provocações servirão apenas para aprofundar o isolamento de Pyongyang”.
Após assegurar que as tentativas da Coreia do Norte de desenvolver armas nucleares, além de seu programa de mísseis balísticos, constituem uma ameaça para a paz e a segurança internacionais, Obama advertiu que os EUA estão consultando com outras nações as medidas a adotar contra Pyongyang.
“O perigo que representam as atividades ameaçantes da Coreia do Norte merecem uma resposta por parte da comunidade internacional. Estivemos colaborando e continuaremos colaborando nos próximos dias com nossos aliados e parceiros nas conversas de seis lados, além de com os outros membros do Conselho de Segurança da ONU”, afirmou Obama.
Os participantes das “conversas de seis lados” são China, Rússia, Japão e Coreia do Sul, além dos EUA e da Coreia do Norte.