Obama chega à Normandia para comemoração do Dia D
Acompanhado de sua esposa, Michelle, Obama chegou a Caen, onde se reunirá com Sarkozy, a bordo de uma versão reduzida de seu avião Air Force One tradicional, procedente de Paris.
Após uma cerimônia de recepção na Prefeitura de Caen, os dois chefes de Estado realizarão uma reunião na qual devem discutir assuntos como a situação no Oriente Médio e a crise econômica mundial.
As conversas continuarão durante um almoço de trabalho, após o qual se deslocarão rumo a Colleville, onde se encontra o Memorial e Cemitério Americano, para participar das comemorações do desembarque aliado na Normandia nas praias denominadas Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword, no que marcou o começo da ofensiva na Europa em 6 de junho de 1944.
Também estarão presentes nas comemorações o príncipe Charles, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e o chefe de Governo do Canadá, Stephen Harper, representando os países que participaram do Dia D.
Obama, que visitou ontem o campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha, tem um interesse pessoal em participar dos eventos de hoje.
Um de seus tios-avôs e seu próprio avô desembarcaram na Normandia nos dias seguintes ao Dia D. EFE