Netanyahu disse durante um discurso em Jerusalém que apoiará um futuro Estado palestino, mas desde que seja desmilitarizado.
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, expressou em comunicado que o presidente americano, Barack Obama, celebrou o discurso de Netanyahu e reiterou o compromisso dos EUA com a solução de dois Estados.
“O presidente está comprometido com dois Estados, um judeu de Israel e um palestino independente na terra histórica de ambos os povos”, afirmou Gibbs.
O porta-voz oficial apontou que Obama acredita que essa solução “pode e deve assegurar tanto a segurança de Israel como a concretização das legítimas aspirações da Palestina a um Estado viável, e dá as boas-vindas ao apoio de Netanyahu a esse objetivo”.
Gibbs indicou que Obama seguirá trabalhando com todas as partes interessadas – Israel, Autoridade Nacional Palestina (ANP), os estados árabes e os mediadores no conflito israelense-palestino.
O porta-voz lembrou que o objetivo do presidente americano ao colaborar com todas as partes interessadas é conseguir que a solução de dois Estados se torne realidade, assim como buscar a paz na região.