Os líderes de Estados Unidos, México e Canadá reafirmaram hoje a “urgência e necessidade” de atuar contra a mudança climática durante o segundo dia de reuniões na cúpula que mantêm na cidade mexicana de Guadalajara.
O presidente dos EUA, Barack Obama, o chefe de Estado do México, Felipe Calderón, e o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, disseram em comunicado conjunto que compartilham o compromisso de uma América do Norte com baixo nível de emissões de carbono.
Os três disseram apoiar o objetivo global de redução das emissões em 50% até 2050, na comparação com os níveis de 1990.
Obama, Calderón e Harper apontaram que as nações em desenvolvimento deverão reduzir suas emissões em pelo menos 80% até o ano 2050.
Os três líderes afirmaram a importância de “desenvolver e fortalecer” os instrumentos financeiros para respaldar a adaptação à mudança climática e deram suas boas-vindas ao Fundo Verde Mundial proposto pelo México para combater o problema.
Os três países anunciaram que desenvolverão sistemas “comparáveis” para medir, informar e verificar as reduções nas emissões.
EUA, México e Canadá planejam colaborar também no desenvolvimento de tecnologias que respeitem o meio ambiente e na construção de uma nova rede para conectar as novas fontes de energia com a atual rede de distribuição.
Além disso, impulsionarão, entre outras medidas, a redução das emissões do setor transporte e buscarão harmonizar os padrões sobre eficiência energética.