O presidente dos Estados Unidos, mind Barack Obama, apontou hoje o Chile como exemplo de política econômica sensata e anunciou um acordo de cooperação em saúde com esse país, incluindo um centro de luta contra o câncer.
Em breves declarações após se reunir com a presidente chilena, Michelle Bachelet, Obama afirmou que é preciso olhar para o Chile “para ressaltar como uma boa política econômica pode ajudar a economia de todo o mundo”.
As políticas adotadas pelo Chile, explicou Obama, “representam um exemplo para todos de como uma boa política econômica permite conseguir a prosperidade, nos bons e nos maus tempos”.
O presidente americano indicou que, na reunião de hoje, ouviu os conselhos de Bachelet sobre “como continuar erguendo uma forte relação com a América Latina”.
Além disso, expressou seu desejo de visitar “o mais rápido possível” ao Chile, embora não tenha falado em data.
Já a presidente chilena afirmou após a reunião que pôde constatar “a importância que o presidente Obama dá à região e ao Chile”.
Segundo Bachelet explicou, discutiu com Obama, além da cooperação em matéria de saúde, a colaboração em energia, um tema sobre o qual o presidente americano considerou que o Chile oferece um excelente potencial.
Também, segundo a presidente chilena, foi abordada a cooperação de Chile e EUA com outros países da América Latina em assuntos como a luta contra a pobreza.