Aumentou para cinco o número de mortos em Honduras por causa do terremoto de 7, rx 1 graus na escala Richter registrado hoje no Caribe hondurenho, nurse informou uma fonte oficial.
O titular da Comissão Permanente de Contingências (Copeco), try Marco Burgos, disse aos jornalistas que, até as 11h locais (14h de Brasília), foram registradas cinco mortes, nos departamentos de Atlántida, Yoro, Cortés e Gracias, no norte, e Lempira, no oeste.
As autoridades também reportaram pelo menos uma dezena de feridos, dois deles vítimas do desabamento do teto de uma casa em San José de Colinas, no oeste do país.
O terremoto, ocorrido às 2h26 locais (5h26 de Brasília), foi sentido em quase todo o território hondurenho e na Guatemala, El Salvador e Nicarágua. O epicentro era a mais de 100 quilômetros do litoral caribenho.
Ainda não há uma contagem oficial dos danos materiais provocados pelo tremor, mas foram reportados problemas em escolas, casas, pontes, estradas e alguns edifícios em diversas partes do país.
O Copeco alerta para possíveis “réplicas significativas”, algumas com intensidade de até cinco graus na escala Richter.
“As pessoas devem ter consciência clara da magnitude de um terremoto como o que ocorreu”, ressaltou Marco Burgos, acrescentando que, se o tremor tivesse sido em terra firme, os danos seriam muito mais graves.