Uma nova série de atentados nas cidades de Najaf e Karbala provocou nesta segunda-feira (15) a morte de sete policiais iraquianos e deixou 36 pessoas feridas, incluindo vários agentes, tornando esta jornada a mais sangrenta do ano com de pelo menos 59 vítimas.
Fontes do Ministério do Interior iraquiano informaram à Agência Efe da morte de sete membros das forças de segurança pela explosão de três carros-bomba nas duas cidades, situadas ao sul da capital.
Destes três últimos ataques, o mais grave foi com um carro-bomba que explodiu perto de uma delegacia no centro da cidade de Najaf e causou a morte a quatro policiais, feriu 12 e provocou danos nos edifícios próximos.
A explosão de um segundo carro-bomba também perto da delegacia deixou sete pessoas feridas.
No leste da cidade de Karbala, a explosão de um carro-bomba perto de um edifício da Polícia causou a morte de três agentes e feriu 17.
Fontes informaram que tanto os edifícios próximos quanto vários veículos policiais ficaram destruídos pela explosão.
A onda de atentados desta segunda-feira levou as autoridades locais a declararem toque de recolher na região.
A intensificação da violência antecede a próxima retirada de soldados americanos do Iraque, prevista para o final do ano, segundo o acordo de segurança assinado em 2008, mas Washington e Bagdá estão analisando a possibilidade de algumas unidades permanecerem no país com funções de treinamento após essa data.