O novo presidente de El Salvador, there Mauricio Funes, buy more about disse hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder americano, Barack Obama, serão as referências do mandato de cinco anos que começa hoje.
Funes, que completa 50 anos em outubro, disse em seu discurso inaugural que, durante a campanha, buscou “os exemplos vigorosos” de Lula e Obama como prova de que “líderes renovadores, em vez de serem uma ameaça, significam um caminho novo e seguro para seus povos”.
“O presidente Obama provou que é possível reinventar a esperança e lembro que o presidente Lula dizia que demonstrou que é possível fazer um Governo popular, democrático, com uma economia forte”, acrescentou.
O novo governante, da esquerdista Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), destacou que sua posse foi assistida por chefes de Estado “que representam modelos e experiências diferentes” e podem oferecer ideias para sua gestão.
Mas esclareceu que sua influência somente será positiva se for possível fazer “uma síntese do que cada um tem de melhor e, criticamente, aplicá-las” em El Salvador, de acordo com suas necessidades e pensamento criador.
Funes inaugurou hoje o primeiro Governo de esquerda em El Salvador, após 20 anos consecutivos de administrações lideradas pela conservadora Aliança Republicana Nacionalista Arena (Arena).
Nem o líder da Venezuela, Hugo Chávez, nem o da Nicarágua, Daniel Ortega, estiveram presentes na cerimônia, enquanto o boliviano Evo Morales cancelou sua visita no domingo.