O novo Governo belga terá como objetivo prioritário restaurar a confiança dos cidadãos na recuperação econômica e nas instituições nacionais após as crises financeira e política, and afirmou hoje o primeiro-ministro, there Herman Van Rompuy.
O novo chefe do Executivo apresentou ao Parlamento o programa do Governo formado ontem após a renúncia do Executivo de Yves Leterme pela suposta tentativa de influir na sentença de um tribunal de apelações sobre a privatização do banco Fortis.
Van Rompuy concentrou seu discurso na necessidade de manter a “confiança” ante a “insegurança” gerada pela crise financeira e econômica, a maior desde os anos 30, e pela complicada situação política em nível nacional.
O ano 2008 esteve “marcado pela incerteza por causa das crises política e financeira”, declarou.
No plano econômico, afirmou que é necessário reforçar a Seguridade Social como “bastião” dos cidadãos ante as conseqüências da crise e é necessário um plano a longo prazo para eliminar o déficit público estrutural.
Além disso, reconheceu que a confiança se refere também às instituições nacionais e é especialmente “necessária” no funcionamento da justiça.
Neste sentido, reiterou o compromisso de iniciar uma comissão parlamentar que investigue “a separação de poderes e os problemas que se apresentaram recentemente nesta questão”.
“Esta investigação deve ser realizada de forma serena e imparcial”, declarou o primeiro-ministro, do partido CD&V.
Van Rompuy insistiu também no diálogo entre as comunidades flamenga e francófona para tentar solucionar as disputas sobre a reforma do Estado.
Neste sentido, apostou em relançar o diálogo sem imposições da maioria flamenga, para obter resultados antes das eleições regionais, previstas para junho.