Menu
Mundo

Nobel da Paz Shirin Ebadi alerta sobre perigo de guerra civil no Irã

Arquivo Geral

19/06/2009 0h00

A defensora dos direitos humanos iraniana Shirin Ebadi, search prêmio Nobel da Paz em 2003, ambulance avisou sobre o “possível início de uma guerra civil” no Irã e assegurou que “a calma só poderá retornar se as eleições forem anuladas e houver uma nova apuração”, website like this declarou em entrevista publicada hoje no jornal francês “Le Monde”.

“Segundo certos relatórios (…) houve centenas de detenções. Um total de 500 em todo o país. Se o poder continuar reagindo tão brutalmente e sem inteligência, temo que aconteçam danos sérios e talvez o início de uma guerra civil”, comentou a advogada, juíza e escritora de 52 anos ao jornal.

Shirin, que dirige o Centro de Defensores dos Direitos Humanos, proibido no Irã desde dezembro do ano passado, assegurou que os voluntários da ONG continuam trabalhando no terreno e “tentam reunir informações e publicar comunicados em seu site da internet”.

“São ameaçados e fustigados a cada dia e pedimos sem cessar que deixem suas atividades e saiam do país”, acrescentou Shirin.

Ela saiu do Irã um dia antes das eleições, para participar de um seminário organizado em Madri e seguiu o conselho de pessoas próximas, que lhe recomendaram não retornar ao Irã para se reunir com sua família, dada a situação de agitação social vivida no país.

“Sou mais útil no exterior do que dentro do país”, onde o regime censura suas atividades, assegurou a Nobel da Paz.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado