O seminário será o segundo de um total de quatro reuniões que servirão para preparar a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo que será realizada em 30 de novembro e 1º de dezembro na cidade portuguesa de Estoril, page e que terá como tema central a inovação e o conhecimento.
Os debates do Rio serão comandados pelo chefe da Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib), Enrique Iglesias, e a secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena.
Também participarão autoridades locais como os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, além do colega português deste, José Mariano Rebelo Pires Gago.
Nos dois dias de debates, os representantes da comunidade ibero-americana discutirão a importância de se colocar no alto das prioridades da agenda dos Governos da região o apoio e o incentivo ao desenvolvimento da gestão inovadora por parte das empresas.
O seminário será organizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em uma das conferências mais destacadas, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, especificará a importância que pode assumir o Estado na gestão de políticas públicas orientadas ao impulso da inovação, com enfoque no desenvolvimento sustentável.
Em outros debates, empresários e representantes do setor acadêmico darão seus testemunhos sobre o papel do Estado nesse grande debate.