O Governo da Nicarágua decretou hoje “estado de desastre” na Região Autônoma do Atlântico Norte (Raan), story devastada pelo furacão “Félix”, viagra approved que deixou pelo menos três mortos e um desaparecido, viagra buy e forçou a retirada de 38 mil pessoas.
“Félix” passou com toda a sua força pelo Caribe ao norte da Nicarágua, com ventos de 260 km/h. O furacão também deixou 10 feridos, danos em casas, na infra-estrutura física, na energia elétrica e nas telecomunicações.
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, emitiu o decreto de “estado de desastre” ao tomar conhecimento de uma primeira avaliação sobre os danos causados pelo ciclone principalmente em Puerto Cabezas, capital do Raan, e em outras comunidades desta região.
O furacão atingiu a costa da Nicarágua quase às 8h15 no horário de Brasília, na categoria 5 da escala Saffir-Simpson, com ventos superiores a 260 km/h, embora tenha diminuído após tocar o solo, segundo as autoridades locais. “Félix” estava na categoria 1 ao chegar a Honduras.
O decreto assinado por Ortega afirma que “diante da situação de emergência está declarado estado de desastre no território da Raan”.
A ordem presidencial foi lida por Edgard Orozco, da secretaria executiva do Sistema Nacional de Prevenção, Mitigação e Atenção de Desastres (Sinapred).
O decreto ordena que os ministérios do Estado e as instituições descentralizadas atuem imediatamente na execução dos programas encaminhados para assistir as necessidades na região afetada.
O primeiro relatório indica que “Félix” fez a comunicação terrestre entrar em colapso, destruiu 5,5 mil moradias, e deteriorou a infra-estrutura viária, de telecomunicações e a corrente elétrica do litoral Atlântico Norte.
Ortega ordenou que os Ministérios de Estados realizem ações dirigidas para reabilitar os serviços básicos à população e nas tarefas de reconstrução.
Também pediu às instituições do Estado para usarem seu orçamento e “o que for enviado pela comunidade internacional” para colocarem imediatamente em prática um plano de reabilitação e reconstrução dos danos ocorridos nas comunidades afetadas por inundações causadas pelas intensas chuvas.
Além disso, o líder ordenou que os Governos regionais e municipais afetados mantenham ativados os Comitês de Prevenção, Mitigação e Atenção de Desastres.
Através de uma ação coordenada com o Governo central, Ortega pretende que a garantia adequada de atendimento às pessoas retiradas de suas casas continue. Elas estão nos 73 abrigos temporários instalados.
O presidente também instruiu o Sinapred, a Defesa Civil e os órgãos especializados em socorrer para continuar com as tarefas de busca, salvamento e resgate na região afetada.