Nicarágua confirma 20 casos da gripe
González disse hoje a uma emissora de televisão que foram detectados dois casos novos: uma pessoa adulta e uma menina, sobre os quais não ofereceu mais dados, e, portanto, “o país tem 20 casos” de infectados com a gripe suína.
O ministro disse que as autoridades sanitárias do país examinaram, até o momento, mais de 350 a mostras de pessoas que estiveram em contato com casos positivos.
Acrescentou que as pessoas infectadas pelo vírus A (H1N1) se encontram “estáveis e tranqüilas, após terem sido isoladas em suas casas, onde foram tomadas medidas, estão sendo medicadas e acompanhadas diariamente”.
Além disso, precisou que o pessoal do ministério também está atento para saber como estão os parentes dos contagiados, como parte das medidas de controle destinadas a cercar o foco epidêmico e evitar mortes.
O primeiro caso da gripe suína na Nicarágua, em uma menina de 5 anos, aconteceu na segunda-feira na zona ocidental de Manágua.
Na quarta-feira, foram detectados outros quatro casos, na quinta-feira, seis, e ontem, sexta-feira, foram sete, a maioria no setor ocidental de Manágua.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE