Menu
Mundo

Nevasca intensifica caos em viagens pela Europa

Uma onda de frio e neve pesada provoca cancelamentos em massa de voos e interrupções no transporte terrestre em vários países europeus.

Redação Jornal de Brasília

06/01/2026 21h44

france weather snow

Foto por PHILIPPE LOPEZ / AFP

A Europa enfrenta uma piora nas condições climáticas, com uma nevasca intensa prevista para os próximos dias, agravando o caos nos transportes aéreos, ferroviários e rodoviários. Autoridades em diversos países alertam para os riscos e recomendam que as pessoas evitem viagens desnecessárias.

Na Holanda, o ministro dos Transportes orientou a população a permanecer em casa na quarta-feira, devido à nevasca esperada. A companhia aérea KLM cancelou preventivamente 600 voos no aeroporto de Schiphol para esta quarta-feira, após já ter anulado 400 na terça. A porta-voz da empresa, Anoesjka Aspeslagh, destacou que as condições são as mais extremas em anos. Problemas no setor ferroviário também persistem: serviços domésticos foram suspensos na madrugada de terça devido a uma falha de TI, com interrupções contínuas em Amsterdã. Os trens de alta velocidade Eurostar para Paris foram cancelados ou atrasados.

Na França, o ministro Philippe Tabarot determinou a cancelação de pelo menos 40% dos voos no Aeroporto Charles de Gaulle e 25% no Orly para a manhã de quarta. O transporte público em Paris deve ser afetado, e as estradas nacionais registraram acidentes graves, com pelo menos cinco mortes, segundo a BFMTV. Na segunda-feira, o congestionamento na região parisiense atingiu um recorde de 1.000 quilômetros.

Outros países também sofrem os impactos. Na Alemanha, temperaturas caíram abaixo de -10°C no sul e leste, com grande parte do território coberto de neve. No Reino Unido, o Serviço Meteorológico alerta para riscos de inverno ao longo da semana, com -12,5°C registrados em Norfolk na madrugada de terça, a noite mais fria do inverno até agora.

Nos Bálcãs Ocidentais, neve e chuvas fortes causaram o fechamento de estradas, cortes de energia e inundações. Em Sarajevo, na Bósnia, uma mulher morreu após uma árvore cair sobre ela devido ao peso da neve molhada.

Viajantes relatam dificuldades, como Simiao Sun, presa em Schiphol, que teme passar seu 40º aniversário em trânsito, aguardando remarcação de voo para o Reino Unido. A KLM afirma oferecer alternativas, mas está sobrecarregada com consultas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado