Menu
Mundo

Nelson Jobim se reúne com vice-presidente da comissão militar da China

Arquivo Geral

18/11/2009 0h00

O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, se reuniu com o vice-presidente da Comissão Militar Central da China (principal órgão das forças armadas), Xu Caihou, um encontro no qual ambas partes se comprometeram a levar as relações militares “a um novo nível”.

Jobim, citado pela agência oficial “Xinhua”, destacou que Brasil e China têm muito em comum, compartilham similares pontos de vista e destacou a vontade de aumentar a cooperação bilateral em matéria militar.

Xu ressaltou que “como aliados estratégicos e grandes países em desenvolvimento, as relações da China e Brasil se fortaleceram em anos recentes”, mediante intercâmbios “pragmáticos”.

Jobim se reuniu na jornada anterior de sua visita à China com seu colega chinês, Liang Guanglie, com quem acordou aumentar a cooperação em temas como a formação de oficiais ou as missões de paz.

Os duas titulares de Defesa pactuaram também aumentar o trabalho bilateral em indústria militar, ciência e tecnologia, assim como criar uma comissão conjunta dos dois ministérios.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado