Os especialistas da Nasa (agência espacial americana) que chegaram hoje ao Chile para assessorar as autoridades locais com a questão dos 33 operários soterrados em uma mina no norte do país recomendaram que haja honestidade sobre os prazos do resgate e desaconselharam que se forneça álcool a eles.
“Em uma circunstância de incerteza como a que nos encontramos é importante não dar falsas esperanças”, disse o subchefe médico da Nasa, James Michael Duncan, em entrevista coletiva no Ministério de Minas chileno.
Duncan ressaltou que é preciso ser “honestos” com os mineradores, que estão soterrados a quase 700 metros de profundidade desde 5 de agosto e cuja espera pelo resgate pode durar entre três e quatro meses.
Os integrantes da equipe da Nasa chegaram hoje a Santiago após terem oferecido colaboração com as autoridades chilenas por sua experiência no tratamento de pessoas que devem permanecer períodos prolongados em ambientes inadequados e em condições de isolamento.