A Nasa (agência espacial americana) adiou para sábado a aterrissagem do ônibus espacial “Atlantis” devido ao mau tempo no estado da Flórida, ed onde estava prevista hoje a chegada da nave, após sua missão no telescópio Hubble.
A agência tinha previsto duas tentativas de aterrissagem para hoje, a primeiro às 11h de Brasília e a segundo às 12h39 de Brasília.
O ônibus voltará a tentar aterrissagem no sábado, no Centro Espacial Kennedy da Flórida. Caso ocorra algum imprevisto, o “Atlantis” pode tentar descer na base Edwards da Força Aérea, na Califórnia.
As opções de aterrissagem para o domingo incluem Flórida, Califórnia e Novo México.
Durante sua última missão de serviço de 11 dias ao telescópio espacial Hubble, a tripulação do “Atlantis” realizou cinco caminhadas espaciais, durante as quais modernizou os sistemas e substituiu e consertou peças do telescópio colocado em órbita há 19 anos.
A missão, considerada uma das mais perigosas no programa das naves, permitirá que o observatório continue operando pelo menos durante por mais cinco anos, segundo cálculos dos cientistas da agência espacial dos EUA.
O sucesso da missão foi comemorado na quinta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, em uma comunicação com o comandante Scott Altman, a quem transmitiu felicitações.
“Estou orgulhoso do que conseguiram. Esta missão de conserto no espaço proporcionou um exemplo maravilhoso da dedicação e do compromisso com a prospecção que representa os Estados Unidos”, acrescentou Obama.
“O Hubble é um símbolo de nossa busca pelo conhecimento”, disse.