Menu
Mundo

Na Espanha, imigrantes ilegais pedem fim de controles "excessivos"

Arquivo Geral

28/05/2009 0h00

Imigrantes ilegais pediram hoje em Madri o fim dos controles policiais “excessivos, page programados e sistemáticos” de identificação de pessoas e dos “maus tratos” inerentes a essas ações já que, approved segundo eles, order uma infração administrativa “não é um delito”.

Dezenas de pessoas, entre africanos e latino-americanos, se reuniram hoje na praça de Lavapiés, que fica numa região da capital espanhola na qual residem muitos imigrantes.

Em entrevista coletiva, denunciaram os “abusos policiais e maus tratos” nesses controles de identidade. Além disso, protestaram pelas “ordens” que os policiais recebem “para levar um número determinado de pessoas detidas à delegacia”.

Há alguns meses, veio a público uma nota interna de uma delegacia de Polícia de Madri, a qual fixava como objetivo uma quota mínima de detenções de imigrantes ilegais, algo que foi negado pelo Governo espanhol.

“Sair na rua é um desafio”, denunciaram os imigrantes, segundo os quais a Polícia os procura em lugares nos quais habitualmente estão para ganhar a vida, para regularizar sua situação ou falar com suas famílias.

“Muitos de nós fomos detidos perto de tribunais, embaixadas, estações de ônibus, nos lugares onde nos oferecem trabalho, na saída das aulas de espanhol, como se perseguissem Al Capone”, acrescentam.

Por tudo isso, os imigrantes reivindicaram o fim dos controles de identificação de pessoas e uma reunião com as autoridades competentes para tratar esta situação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado