José Mujica será o candidato da governista Frente Ampla às eleições gerais de outubro e o ex-presidente Luis Alberto Lacalle liderará a principal força opositora, troche o Partido Nacional, segundo as pesquisas de boca-de-urna do pleito interno realizado hoje no Uruguai.
De acordo com os dados adiantados na rádio “El Espectador” pelo analista político Oscar Botinelli, da empresa de consultoria Factum, o senador e ex-guerrilheiro tupamaro “Pepe” Mujica alcançaria entre 53% e 57% do apoio na Frente Ampla, enquanto no Partido Nacional, Lacalle teria o respaldo de 53% a 58% dos eleitores.
Estes resultados coincidem com os de outras pesquisas de boca-de-urna feitas durante a realização deste pleito interno, destinado a designar os candidatos oficiais para as eleições do dia 25 de outubro.
O segundo partido opositor tradicional, o Colorado, teria como candidato único (dos quatro apresentados no pleito de hoje) Pedro Bordaberry, que, segundo a pesquisa da Factum, teria obtido nestas eleições internas entre 74% e 80% dos votos emitidos sobre essa força política.
As consultoras Cifra y Equipos Mori também confirmaram em suas pesquisas de boca-de-urna os resultados antecipados pela Factum, com dados muito parecidos.
As eleições deste domingo se caracterizaram pela baixa participação, em torno de 44% dos eleitores, segundo as últimas estimativas.
Como informou a Corte Eleitoral, o mau tempo pôde ter influído negativamente nestes dados de participação.
No entanto, na opinião do analista político responsável da Factum, a baixa participação se deveu a “um problema de convocação”, resultado por sua vez de um sistema político “que não consegue convocar metade da população do país para votar”.
A participação era voluntária, ao contrário do que ocorrerá em outubro, quando será obrigatória.
Neste pleito para designar os candidatos únicos dos partidos perante as eleições de outubro eram 2.564.219 os uruguaios convocados a votar.
Dezessete pré-candidatos de oito partidos concorreram nestas eleições internas
Pela Frente Ampla também participaram como pré-candidatos o ex-ministro da Economia Danilo Astori, que segundo a pesquisa da Factum teve um apoio de entre 34% e 38%, e o intendente do Departamento de Canelones, Marcos Carámbula, com entre 7% e 9%.
Astori, que era respaldado pelo atual presidente do país, Tabaré Vázquez, afirmou que imediatamente começarão na Frente Ampla as conversas para estabelecer “a fórmula e proposta” desta coalizão para as eleições de outubro.
No Partido Nacional o derrotado nestas eleições internas frente a seu correligionário Lacalle foi o senador Jorge Larrañaga, que segundo a Factum teria obtido entre 42% e 44% dos votos.
Do Partido Colorado só se deram os dados de Bordaberry e não dos outros três pré-candidatos, entre os quais estava o ex-vice-presidente uruguaio Luis Hierro López.