O presidente egípcio, Hosni Mubarak, renunciou a seu posto e entregará o poder às Forças Armadas, anunciou hoje o vice-presidente Omar Suleiman.
Suleiman, em uma declaração pela televisão pública, disse que a decisão foi adotada “por causa das difíceis circunstâncias que atravessa o país”.
O anúncio foi recebido com gritos de júbilo na praça de Tahrir, no Cairo, centro nervoso dos protestos das últimas semanas.
“O presidente Mohammed Hosni Mubarak decidiu renunciar a seu cargo de presidente da República e encarregou o Conselho Supremo das Forças Armadas de administrar os assuntos do país”, diz textualmente a breve mensagem de Suleiman.
O vice-presidente – cuja situação se desconhece no momento, mas que segundo fontes diplomáticas também deve entregar seu cargo – apareceu com um semblante muito sério. A mensagem durou apenas 30 segundos.
Gritos por toda a praça, manifestações de alegria, cânticos e o agitar de bandeiras são as notas predominantes na praça.
O anúncio foi feito pouco depois das 18h (horário local, 14h de Brasília), após confirmar-se que Mubarak tinha ido para a cidade turística de Sharm el-Sheikh, na Península do Sinai.