Menu
Mundo

MP pede que ex-presidente Boluarte seja proibida de sair do Peru

Pedido ocorre após destituição de Boluarte pelo Congresso; ela é investigada por lavagem de dinheiro e negociação incompatível com cargo público.

Redação Jornal de Brasília

10/10/2025 16h26

Foto: Jhonel Rodriguez Robles / Presidência peruana / AFP

Foto: Jhonel Rodriguez Robles / Presidência peruana / AFP

O Ministério Público peruano pediu à Justiça, nesta sexta-feira (10), que proíba a ex-presidente Dina Boluarte de sair do país enquanto ela é investigada por crimes de negociação incompatível com seu cargo e lavagem de dinheiro.

Nesta madrugada, o Congresso peruano destituiu Boluarte em um julgamento político relâmpago motivado pela crise de insegurança e nomeou em seu lugar o até agora chefe do Legislativo, José Jerí.

Em um comunicado, o Ministério Público explicou que o pedido à Justiça “busca assegurar a presença de Boluarte durante o desenvolvimento do processo penal e prevenir uma eventual fuga do território nacional”.

O Ministério Público pediu 36 meses e 18 meses de proibição de saída do país em dois casos em que Boluarte é investigada, um por lavagem de ativos e outro por “negociação incompatível ou aproveitamento indevido do cargo”.

Na primeira investigação, Boluarte foi associada em um caso de lavagem de ativos durante a campanha eleitoral de 2021, quando foi candidata à vice-presidência na chapa de Pedro Castillo, que foi eleito pelo partido Peru Livre, liderado por Vladimir Cerrón.

Boluarte chegou à Presidência em dezembro de 2022, após a destituição e prisão de Castillo.

Segundo o MP, Cerrón recebeu “ativos provenientes da organização criminosa Los Dinámicos del Centro”.

Em outro caso, Boluarte “teria se interessado em designar funcionários no Seguro Social de Saúde peruano e concretizar o pagamento de benefícios sociais para um dos amigos do médico que teria realizado nela cirurgias estéticas”.

As petições terão que ser avaliadas por um juiz, que agendará uma audiência para que o promotor fundamente a medida e a defesa da ex-presidente possa responder, segundo o MP.

Boluarte saiu esta madrugada do palácio de governo e permanece em sua casa em Lima, segundo a imprensa.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado