O líder da oposição iraniana, ampoule Mir Hussein Moussavi, participou hoje de uma manifestação em homenagem às vítimas dos confrontos iniciados no sábado, quando foram divulgados os resultados das eleições presidenciais.
O ex-primeiro-ministro, que denunciou fraudes no pleito da última sexta-feira, chegou de carro a uma praça no centro de Teerã, e se dirigiu à multidão do antigo edifício de telecomunicações, que cobre toda a parte sul do local, como contaram à Agência Efe testemunhas.
Como em dias anteriores, centenas de milhares de pessoas desfilaram em silêncio pelo centro da capital em apoio às reivindicações da oposição.
A novidade hoje foi que a maioria trajava negro em sinal de luto, como na quarta-feira pediu o próprio Moussavi através de seu site.
As mesmas testemunhas contaram à Agência Efe que dezenas de milhares de pessoas foram durante o dia todo à praça Imame Khomeini, alguns com cartazes em que era possível ler palavras de ordem como “Quem matou nossos irmãos?” e “Onde estão os mortos?”.
O Irã é cenário de manifestações e sangrentos enfrentamentos desde que no sábado passado o Ministério do Interior deu a vitória com uma surpreendente maioria absoluta ao atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad.
Na segunda-feira, uma manifestação com cerca de um milhão de pessoas a favor de Moussavi acabou com violentos choques entre manifestantes e grupos de milicianos islâmicos, que deixaram pelo menos oito mortos.
O Governo iraniano vetou a presença na rua da imprensa estrangeira.