Menu
Mundo

Moussavi confirma presença em manifestação

Arquivo Geral

15/06/2009 0h00

O opositor e reformista iraniano Mir Hussein Moussavi, sildenafil que alegou fraudes ao pedir a anulação das eleições presidenciais de sexta-feira, confirmou em seu site que participará de uma manifestação convocada para hoje em Teerã.

Moussavi, que há vários dias estava sob vigilância na própria casa, pedirá calma aos eleitores. No mesmo protesto, que inicialmente havia sido proibido pelo Ministério do Interior, estará o também candidato reformista à Presidência Mehdi Karrubi.

Aparentemente, os dois opositores tiveram uma reunião ontem à tarde com o líder supremo da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, com quem discutiram a situação do país.

Segundo a agência de notícias “Fars”, durante o encontro, Khamenei garantiu que as denúncias serão devidamente investigadas. Em troca, pediu a Moussavi que mantenha a calma.

“Em outras eleições, alguns candidatos também tiveram problemas, que foram tratados pelo Conselho dos Guardiães e dentro das vias legais. Naturalmente, as questões devem ser tratadas por meio das vias legais”, afirmou Khamenei.

Apesar de ter pedido ao Conselho dos Guardiães que “examine minuciosamente” a carta com as denúncias de Moussavi, no sábado o líder supremo deixou claro sua opinião. Em declarações públicas, Khameneu declarou seu apoio à vitória do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, e pediu aos outros candidatos que aceitem o resultado.

O Irã agora aguarda a decisão das autoridades eleitorais sobre o resultado do pleito. Mas, desde a fundação da República Islâmica, há 30 anos, o poderoso Conselho dos Guardiães nunca tomou uma decisão de tal envergadura.

Ahmadinejad, reeleito com aproximadamente 62% dos votos, já negou a fraude e comparou a insatisfação dos eleitores com a que os torcedores sentem quando seu time de futebol perde um jogo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado