O ministro das Relações Exteriores, this website Celso Amorim, medical se reuniu hoje no Rio de Janeiro com a embaixadora americana e vice representante de comércio dos EUA Susan Schwab, para discutir sobre a reabertura da Rodada de Doha.
O “não”, que Susan pronunciou por duas vezes, significou o indeferimento de uma oferta dos Estados Unidos sobre os cortes nos subsídios concedidos a seus agropecuaristas, o que levou a Rodada Doha ao fracasso.
Até novembro Susan participa de discussões na tentativa de retomar as negociações multilaterais e fazer com que as conseqüências desse fracasso, não recaiam no presidente George W. Bush.
Seguindo à risca as orientações de Bush, Susan havia declarado que as contrapartidas nas ofertas da Índia e da União Européia sobre a abertura de seus mercados agrícolas eram insuficientes para qualquer mudança na oferta americana.
Já são 116 os mortos pela onda de calor que atingiu a Califórnia nesta semana, page disseram autoridades hoje, website quando as temperaturas finalmente começaram a cair. Os serviços de emergência do Estado confirmaram 63 mortes provocadas diretamente pelo calor e outras 53 atribuídas a causas correlatas.
"É a pior (onda de calor) na memória recente", disse Howard Backer, consultor médico para situações de emergência do governo do Estado. "As temperaturas estão caindo, mas sempre há um pouco de defasagem entre as temperaturas caírem e os riscos à saúde se resolverem".
A maioria das vítimas é idosa. O morto mais jovem tinha 20 anos e o mais velho, 95, no extremo sul do Estado. O Central Valley, importante área agrícola, foi especialmente atingido. Em Fresno, as temperaturas ultrapassaram 44ºC por cinco dias seguidos, o que não acontecia desde 1898.
"Temos um resfriamento vindo da costa, que está resfriando as coisas até uma situação normal", disse o meteorologista Randy Calaway, do Serviço Nacional do Tempo. O normal em Fresno nesta época é de máximas em torno de 36ºC.
Muita gente continua sofrendo os inconvenientes após uma semana em que mais de 2 milhões de californianos ficaram sem eletricidade em algum momento devido ao pico de demanda provocado pelo calor. Em Clovis, nos arredores de Fresno, faltou luz na sexta-feira. "É fácil atribuir isso aos quatro ou cinco dias a 44ºC", disse Darryl Mello, que consertava um transformador sob sol forte.
"Todo o sistema em Fresno e Clovis está sentindo o calor. Os cabos subterrâneos sofrem uma amperagem grande demais, sem chance de serem resfriados". Sem eletricidade, o casal Denise e Peter Widmer levou o cachorro para se refrescar na piscina do quintal.
Ouviam um rádio alimentado a bateria solar e pretendiam fazer um churrasco ao ar livre no jantar. "Estamos encontrando formas alternativas de nos entreter", disse ela. Os IMLs da região, depois de uma semana sobrecarregados, tiveram uma sexta-feira mais tranqüila. "Foi bem corrido no começo da semana, até quarta-feira à noite", disse Ralph Ghimenti, do IML de Modesto.