Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente John F. Kennedy e de dois senadores dos Estados Unidos, além de fundadora dos Jogos Olímpicos Especiais, morreu hoje aos 88 anos em Massachusetts, informou a família.
Eunice morreu no hospital de Cape Cod, em Hyannis, após sofrer uma série de infartos.
Membro da dinastia Kennedy, Eunice dedicou a vida para melhorar a situação das pessoas com deficiência mental, e fundou os Jogos Olímpicos Especiais para que estas pudessem mostrar suas habilidades.
“Seu trabalho transformou as vidas de centenas de milhões de pessoas no mundo todo, que são, por sua vez, o legado vivo de Eunice”, afirmou uma declaração emitida pela família.
Eunice Kennedy foi esposa de Sargent Shriver, cuja longa carreira de serviço público incluiu o estabelecimento do Corpo de Paz durante a Presidência de John F. Kennedy.
Nascida em 10 de julho de 1921, Eunice foi a filha do meio entre os nove filhos de Joseph Kennedy e sua esposa, Rose.
Entre os irmãos de Eunice, estão o senador Robert Kennedy, assassinado em 1968, e Edward Kennedy, que ainda é membro do Senado dos Estados Unidos.
A filha de Eunice, Maria Shriver, é esposa do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
Embora Eunice nunca tenha ocupado um cargo político eletivo, concorreu muitas vezes ao Congresso, em seus esforços por legislação e recursos para programas destinados às pessoas com deficiência mental.
Em reconhecimento desse trabalho, em 1984, o presidente Ronald Reagan concedeu a Eunice a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração civil dos Estados Unidos.