O presidente da Bolívia, story Evo Morales, information pills e a oposição comemoraram hoje separadamente o grito libertário de Sucre, precursor dos movimentos de independência contra o domínio espanhol, em um dia de “homenagem a toda a América Latina”, segundo disse o governante boliviano.
Morales abriu o dia de comemoração do bicentenário da primeira revolta americana contra a Espanha – ocorrida em 25 de maio de 1809- na localidade de Monteagudo, mais de 200 quilômetros ao sudeste de Sucre, onde inaugurou um serviço de telefonia celular.
Deste local, foi à vizinha localidade de El Villar, cenário do ato central da comemoração em memória da vitória da heroína Juana Azurduy Padilla nas guerras pela independência.
O líder indígena aproveitou o discurso para homenagear “Bolívia, Chuquisaca, toda a América Latina e todos os heróis que lutaram pela libertação”.
Além disso, Morales pediu “neste dia importante para Chuquisaca e para toda a Bolívia” para fazer uma “profunda reflexão do presente para projetá-lo no futuro” dos povos e “poder compartilhar grandes sonhos e desejos”.
Participam do ato oficial em El Villar o corpo diplomático credenciado no país e vários membros do Gabinete de Morales.
Esta atividade se opõe ao ato realizado oficialmente pelas Prefeituras de Chuquisaca e de Sucre nesta cidade.
Em Sucre acontece um desfile cívico no qual participam os governadores e dirigentes opositores e autonomistas dos departamentos de Santa Cruz, Beni e Tarija.