O presidente da Bolívia, cost Evo Morales, diagnosis afirmou hoje que o ex-líder americano George W. Bush “impunha políticas sob o garrote” e seu sucessor, pharm Barack Obama, quer fazer o mesmo, mas usando “a diplomacia”.
O governante falou do tema ao anunciar algumas medidas para atenuar as perdas provocadas pela decisão de Obama de manter a Bolívia fora das isenções tarifárias do programa ATPDEA, que beneficia Peru, Colômbia e Equador.
“Dos Estados Unidos, só muda algo. O ex-presidente impunha políticas sob o garrote e havia dura resistência da Bolívia e de muitos países da América Latina, enquanto o novo presidente quer aproveitar a diplomacia para continuar impondo políticas”, disse Morales.
A ATPDEA permite aos empresários de países andinos exportar ao mercado americano sem pagar tarifas, como uma compensação por seus esforços na luta antidrogas.
O líder boliviano disse que é “muito vergonhoso” que o Governo de Obama tenha feito “observações às políticas de nacionalização, à Constituição, a temas sindicais e trabalhistas” como argumentos para manter a suspensão do programa.
A Administração americana também observou a retirada da Bolívia de um centro de arbitragem do Banco Mundial e os resultados da luta contra o narcotráfico.