Menu
Mundo

Morales chama de <i>traidores</i> políticos que aceitam bases militares dos EUA

Arquivo Geral

16/07/2009 0h00

O presidente da Bolívia, purchase Evo Morales, approved qualificou hoje os políticos da América Latina que aceitam a instalação de bases militares dos Estados Unidos em seus países de “traidores da pátria”.

“Quero dizer que os políticos latino-americanos que aceitam uma base militar americana em qualquer país da América Latina são traidores de seu país, traidores de sua pátria”, disse Morales, durante uma homenagem ao bicentenário da Revolução de La Paz.

O presidente acrescentou que os países latino-americanos devem se planejar para que “nunca mais” haja bases militares estrangeiras na região, em respeito à “soberania dos povos”.

O líder boliviano lembrou que seu Governo removeu uma base militar americano da região de Cochabamba, no centro do país.

A Constituição Política do Estado, aprovada em um referendo realizado em janeiro, proíbe a construção de bases militares estrangeiras no país.

Morales também afirmou que as Forças Armadas dos países latino-americanos “não devem depender dos EUA” e defendeu que cada presidente busque “doutrinas próprias para seus militares”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado