Menu
Mundo

Morales acusa García de usar politicamente demanda contra Chile

Arquivo Geral

26/03/2009 0h00

O presidente da Bolívia, nurse Evo Morales, visit web afirmou hoje que “tanta gordura está afetando” o chefe de Estado do Peru, Alan García, e opinou que busca melhorar sua imagem política através da demanda sobre limites marítimos que apresentou contra o Chile na Corte Internacional de Justiça (CIJ).

Morales fez estas críticas a García durante um discurso pronunciado na cidade central de Cochabamba, onde foi entregar títulos de propriedade sobre terras a camponeses.

“Talvez muita gordura esteja afetando o presidente do Peru, Alan García, e não está bem informado. A Bolívia nunca vai renunciar ao retorno soberano ao mar”, disse Morales.

Alan García tinha opinado nesta quarta-feira que a Bolívia renunciou a ter saída ao mar porque, segundo ele, não voltou a colocar o tema com firmeza perante o Chile.

Morales insistiu em que a exigência de ter uma saída para o mar está sendo discutida de forma discreta em reuniões que seu Governo mantém há três anos com o Chile, país que no século XIX derrotou a Bolívia em uma guerra e ficou com seus territórios de costa no Pacífico.

O governante também disse que “os legítimos direitos do povo peruano estão sendo usados” por Alan García com o requerimento perante Chile para “recuperar sua imagem sob cálculos políticos”.

“A imprensa registra que alguns presidentes como o do Peru não têm mais aceitação de seu povo”, disse Morales, que acusou García de processar o Chile para “aparecer” perante o povo peruano como defensor de suas reivindicações territoriais.

Segundo Morales, a demanda apresentada pelo Peru na CIJ prejudica uma das soluções analisadas com o Chile para que a Bolívia possa conseguir um passo em direção ao Pacífico.

Autoridades bolivianas consideram que a demanda peruana pode prejudicar a possibilidade de uma saída para o Pacífico de seu país por um corredor ao norte da cidade chilena de Arica, uma zona que foi peruana e cujas águas são motivo da disputa entre Chile e Peru.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado