Vizinhos do bairro de Lazarevo (no norte da Sérvia) onde foi detido nesta quinta-feira o acusado de crimes de guerra Ratko Mladic garantem que não sabiam que ele estava escondido na localidade e nem sequer o conheceram pelo nome falso que usava.
A imprensa sérvia relata que Mladic foi detido no bairro de Lazarevo, nas proximidades da cidade de Zrenjanin (ao norte), onde supostamente se escondia sob o nome de Milorad Komadic.
O prefeito da pequena localidade de 3 mil habitantes, Radomir Stosic, garantiu em declarações à imprensa local que não conhecia ninguém com o nome de Komadic.
Indicou ainda que Mladic tem familiares na região e que durante a guerra (bósnia, 1992-1995) ia com frequência ao povoado.
Vários vizinhos indicaram que nesta manhã, por volta das 5h30 no horário local (0h30 de Brasília), viram a Polícia cercando a casa dos parentes de Mladic e depois saindo com uma pessoa.
Segundo a emissora sérvia “B92”, Mladic não estava disfarçado, não usava barba, envelheceu muito e cooperou no momento da detenção.
O presidente sérvio, Boris Tadic, informou nesta quinta-feira que Mladic foi capturado em território de Sérvio, mas não deu mais detalhes sobre o caso.